Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

GRANDIOSA CORRIDA DE TOIROS NA ABERTURA DA TEMPORADA FIGUEIRENSE - ROSA AMÉLIA E MÁRIO SILVA MANDATÁRIOS DA PRÓTOIRO

É já no próximo domingo, 25 de julho, que o Coliseu Figueirense inaugura a sua temporada 2010 com uma grandiosa corrida de toiros promovida pela empresa Toiros & Cultura, de Paulo Pessoa de Carvalho, que apresentará Rosa Amélia e Mário Silva como mandatários da Prótoiro na Praia da Claridade.

 

A Prótoiro - Federação Portuguesa das Associações Taurinas é uma associação na qual estão representados todos os intervenientes na Festa de toiros em Portugal e cujo objectivo é promover, divulgar, dignificar e defender esse património imaterial das artes e da cultura portuguesa que é a tauromaquia, procurando, também, apoiar o mundo rural e a sua economia, intrinsecamente ligados à Festa Brava.

 

Desde a sua fundação, a Prótoiro tem marcado presença em várias praças do país, de Norte a Sul, permitindo assim aos portugueses compreenderem uma das mais fortes tradições latinas e a ela se associarem.

 

Preparando mais uma presença na Figueira da Foz, no próximo domingo, a Prótoiro decidiu convidar para seus mandatários locais dois aficionados de peso: Rosa Amélia e Mário Silva.

 

Rosa Amélia dispensa apresentações no meio taurino. Desde os tempos em que manteve um restaurante em Lisboa, com o marido, que a casa se tornou ponto de encontro assíduo da gente do mundilho taurino. Regressada à Figueira e, também ali com um restaurante, a tradição mantém-se e não há toureiro ou aficionado que passe pela praia sem visitar a “peixeira do povo”.

 

Mário Silva, por seu turno, um dos nomes maiores da pintura portuguesa do século XX, conhecido pela sua irreverência, tanto artística como de personalidade, é também ele um aficionado, tendo mesmo pintado vários quadros alusivos à Festa.

 

Ambos marcarão presença no Coliseu Figueirense, no dia 25 de Julho, para ali deixarem a sua impressão digital no desenho da gigantesca cabeça de toiro, a marca da Prótoiro, da autoria de Júlio Pomar.

 

A corrida, que conta com o apoio da Figueira Grande Turismo, tem início às 17h00 e apresenta-se um cartel composto por três grandes figuras da tauromaquia nacional — Joaquim Bastinhas no seu irreverente e popular estilo, João Salgueiro num momento impressionante da sua carreira e Pedro Salvador cavaleiro de uma emoção e tremendismo de arrepiar.

 

“Serão três cavaleiros de estilos distintos, os quais esperamos possam vir dar alegria, emoção e verdade, à festa de toiros na Figueira da Foz”, refere Paulo Pessoa de Carvalho.

 

As pegas estarão a cabo dos Grupos de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Aposento da Moita, comandados, respectivamente, por João Salvação e Tiago Ribeiro.

 

O curro é constituído por toiros de cinco anos de Cabral Ascensão e Ascensão Vaz.

 

Abrilhanta a corrida a Banda Filarmónica da Nazaré.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me