Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

FALECEU AMÉRICO SARAIVA MENDES

Do jornalista Manuel Andrade Guerra recbemos a seguinte nota sobre o falecimento do grande jornalista Américo Saraiva Mendes, cujo funeral terá lugar hoje pelas 14h30.

“É com profunda mágoa que venho comunicar-vos o falecimento, hoje mesmo, de uma figura notável do Jornalismo e da Tauromaquia - Américo Saraiva Mendes, de 83 anos, natural da vila ribatejana de Riachos.

Saraiva Mendes iniciou a sua longa carreira profissional no jornal católico "As Novidades" iniciando em simultâneo a sua actividade de crítico tauromáquico na revista "Flama", do mesmo grupo editorial. No âmbito da Tauromaquia, os dois pontos altos da sua trajectória foram a secção das Segundas-Feiras no "Diário Ilustrado" e uma rubrica emblemática no programa radiofónico "Talismã". Especializou-se depois na função de agendista (Secretaria de Redacção), que exerceu competentemente nos jornais "Diário Popular" e "Correio da Manhã", tendo abandonado voluntariamente a actividade de comentador.

Comecei a admirá-lo ainda garoto, sobretudo porque me sensibilizava o grande apoio que dava aos jovens toureiros, a par da admiração que nutria pelo matador Manuel dos Santos que, já como empresário, muito prezava as suas opiniões.

Quis o destino que viesse a encontrá-lo no "Correio da Manhã", quando entrei na Chefia de Redacção em 1980, e ele ainda permaneceu na Secretaria após a minha saída da Direcção.

A todos, um forte Abraço

Manuel Andrade Guerra”

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me