Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

5ª FEIRA - XII CORRIDA TVI

 

Rui Salvador e João Salgueiro, dois cavaleiros de créditos há muito firmados no panorama tauromáquico, competem nesta corrida com um jovem que, dia a dia, se afirma como uma das grandes revelações dos últimos anos do toureio equestre: Tiago Carreiras.

Com apenas 11 anos, iniciou Rui Salvador a sua carreira nas arenas, no já longínquo ano de 1976, na praça de Toiros da Barquinha. Culminando uma triunfal carreira como amador, apresentou-se a 19 de Abril de 1981, em Tomar, para a prova para cavaleiro praticante e três anos depois (9 de Agosto de 1984) abre-se-lhe o cenário do Campo Pequeno para a cerimónia de alternativa, enquadrada por duas figuras de época: José Mestre Batista (Padrinho) e João Moura (Testemunha).

João Salgueiro é um cavaleiro de dinastia, cujas referências tauromáquicas remontam ao terceiro quartel do século XIX. Tendo prestado prova de cavaleiro praticante a 24 de Maio de 1986, na Moita do Ribatejo, João Salgueiro recebeu a alternativa das mãos de seu avô, Fernando Salgueiro e na presença de seu pai, Fernando Andrade Salgueiro, João Moura, Paulo Caetano e Joaquim Bastinhas, a 29 de Maio de 1988, em Almeirim.

Tiago Carreiras tomou alternativa a 6 de Maio deste ano, no Campo Pequeno, das mãos de Joaquim Bastinhas, com o testemunho de Pablo Hermoso de Mendoza. Superou esta prova com classe, à vontade e entrega total, registando aí o seu primeiro triunfo como cavaleiro profissional. Regressa dois meses depois ao Campo Pequeno para referendar não só esse triunfo como outros que de então para cá registou, em competição com as grandes figuras da actualidade.

As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e das Caldas da Rainha, capitaneados respectivamente por João Salvação e Nuno Vinhais, dois grupos com crédito firmados.

Os toiros pertencem à prestigiada ganadaria Pinto Barreiros, considerada a ganadaria mãe das ganadarias portuguesas, que tem procedência nas espanholas de Gamero Cívico e Félix Suarez. Tem como antiguidade 18 de Maio de 1931, em Madrid e pasta actualmente no Monte Branco (Arraiolos).

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me