Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

PRÓTOIRO JÁ É UMA REALIDADE

Festa Brava, a impressão digital de um Povo. Esta é frase que, para mim, melhor ilustra a sessão de apresentação da PRÓTOIRO – Federação Portuguesa das Associações Taurinas. Uma vasta plateia de aficionados, cavaleiros, matadores de toiros, ganadeiros, comunicação social, empresários, e artistas e personalidades de outras áreas, reuniaram-se no Campo Pequeno e deixaram a sua impressão digital na tela onde o grande Mestre Júlio Pomar havia desenhado uma cabeça de toiro para ser o símbolo desta nóvel associação cujos propósitos se enumeram mais adiante.

 

Com Paulo Pessoa de Carvalho, João Santos Andrade, João Palha Ribeiro Telles e Vítor Mendes a usarem da palavra na apresentação da Associação, foi interessante ver entre a plateia personalidades como António Tereno e Moita Flores, presidentes das Câmaras Municipais de Barrancos e Santarém, Nicolau Breyner, Joaquim Letria, Octávio Machado, Carlos Manuel, Miguel Ribeiro Telles, Filipe Soares Franco, Vasco Graça Moura, Tózé Martinho, Cinha Jardim, Manuel Moura Santos e António Pinto Basto.

 

O QUE É A PRÓTOIRO?

A PRÓTOIRO – Federação Portuguesa das Associações Taurinas, é uma associação na qual estão representados todos os intervenientes da Festa de Toiros em Portugal e cujo objectivo é promover, divulgar, dignificar e defender esse património imaterial das artes e da cultura portuguesa que é a tauromaquia, procurando, também, apoiar o mundo rural e a sua economia, intrínsecamente ligados à Festa Brava.

 

QUEM É A PRÓTOIRO?

A maior preocupação das associações constituintes da PRÓTOIRO foi que esta fosse verdadeiramente representativa da Festa de Toiros em Portugal. Como tal, nela deverão estar representados aqueles que fazem da Festa a sua profissão, como os Toureiros ou os Empresários Tauromáquicos, aqueles que não fazendo da Festa profissão, são dela um elemento essencial, como os Ganadeiros ou os Forcados, aqueles a quem cabe supervisionar a Festa, como os Médicos Veterinários, os Directores de Corrida ou os Poderes Político e Legislativo e, sobretudo, aqueles para

quem a Festa existe: os aficionados e os espectadores.

 

Com este objectivo de representatividade em mente, poderão associar-se à

PRÓTOIRO todas as associações que representem qualquer uma das categorias de intervenientes referidas. Para além destas, a PRÓTOIRO acolherá igualmente outras entidades que se identifiquem com o seu objecto social.

 

COMO É A PRÓTOIRO?

Antes de mais, a PRÓTOIRO tem como objectivo fundamental ser a plataforma de discussão e organização da Festa de Toiros em Portugal, da qual sairá a voz unida de quem gosta de toiros.

 

De seguida, a PRÓTOIRO pretende ser uma fonte completa e fidedigna de informação, esclarecendo a opinião pública acerca da importância histórica, cultural, artística, económica, social e ambiental da tauromaquia, bem como dos costumes, regras, intervenientes e inúmeras curiosidades que a tornam, nas palavras de García Lorca, “A festa mais culta do mundo”.

 

A PRÓTOIRO estará, igualmente, sempre presente para apoiar e promover todos os eventos que contribuam para promoção e para o progresso da tauromaquia.

 

Por fim, a PRÓTOIRO estará na linha da frente, pronta a defender, de forma

esclarecida, intensa, convicta e intransigente, o direito de todos os portugueses de gostarem e de irem aos toiros. Fá-lo-á onde e sempre que tal for necessário, seja intervindo junto da opinião pública, da comunicação social, do poder político ou do poder judicial recorrendo, para tanto, a todos os meios legais ao seu dispor.

 

ONDE É A PRÓTOIRO?

A Festa de Toiros acontece um pouco por todo o País e, como tal, a PRÓTOIRO estará presente de Norte a Sul de Portugal, desde a capital do País à mais pequena vila, passando pelas ilhas. Assim, a PRÓTOIRO estará junto de todos os aficionados e promoverá, em todos esses locais, eventos que permitirão aos Portugueses compreenderem uma das mais fortes tradições latinas, conhecê-la e a ela se associarem. A Prótoiro é em qualquer sítio de Portugal onde exista um aficionado!

Fotos cedidas pela PRÓTOIRO