Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

COMUNICADO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS ASSOCIAÇÕES TAURINAS

Tempos houve em que a Tauromaquia era atacada por organizações de objectivos dúbios que viram na Festa de Toiros a montra ideal para darem visibilidade aos seus ideais.

 

E tempos houve em que, face a tais ofensivas, quem gosta de toiros e quem faz da Festa Brava a sua vida, nada fez. Permanecemos divididos. Falámos muito. Fizemos muito pouco – exceptuando-se, justiça seja feita, algumas iniciativas isoladas e a recém-criada Frente de Acção Pró Taurina. A verdade é que, mercê dessa inacção generalizada, tais organizações foram espalhando os seus tentáculos, fizeram lobby e pressionaram, sem oposição, os Poderes Públicos.

 

Em consequência, tempos houve, também, em que se tornou politicamente incorrecto apoiar a Festa dos Toiros, e se contavam pelos dedos de uma mão os políticos e as figuras públicas com coragem suficiente para darem a cara por este património imaterial da cultura portuguesa que é a Tauromaquia.

Mas esses tempos acabaram!

 

Quem gosta de toiros finalmente compreendeu que tem de reagir, e de reagir a uma só voz, ensinando e explicando a Tauromaquia, porque esta carece de ser defendida, de forma elucidada mas intransigente, combatendo assim o desconhecimento e a ignorância que motivam os ataques a esta arte ancestral.

 

Assim, os empresários tauromáquicos, os grupos de forcados, os criadores de toiros de lide, os toureiros e os aficionados decidiram unir-se e criar a PRÓTOIRO – Federação Portuguesa das Associações Taurinas.

 

A partir deste momento, as portas da PRÓTOIRO permanecerão sempre abertas para todos aqueles que comunguem da paixão pela Tauromaquia.

 

No entanto, se essa participação é um direito, ela é também um dever. Durante demasiado tempo deixámos a nossa Festa andar sozinha e, embora não tenha caído, é apenas por nossa culpa que tem tropeçado. Só a conseguiremos endireitar e melhorar com a ajuda de todos.

 

Por isso, no próximo dia 18 de Maio viraremos definitivamente esta página, dando a conhecer ao País a PRÓTOIRO. Posteriormente, no dia 20 de Maio, na Praça de Toiros do Campo Pequeno, seremos todos chamados a materializar esta mudança, mostrando ao País que estamos cá para dar a cara pela Tauromaquia.

Em suma, é este o momento de dizer “presente!”, é este momento de dizer que queremos mais e melhor Tauromaquia, e é este o momento de gritar, bem alto e com orgulho: “EU SOU PRÓTOIRO!”

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me