Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BARREIRA DE SOMBRA 30 ANOS (1987/2017)

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

Desde 13.06.1987 ao serviço da Festa Brava

TOIROS MANSOS E COMPLICADOS PUSERAM TODOS EM SENTIDO NO CARTAXO

Os toiros de Prudêncio, com 4 anos, e com pesos anunciados entre os 480 e os 580 kg tiveram com denominador comum a mansidão e as investidas rebrincadas, com arreões, ora procurando colher ora  procurando fugir para a defesa junto a tábuas, com sentido, e colocando problemas a todos, de bandarilheiros a forcados passando pelos cavaleiros, deixaram todos em sentido até nas bancadas, sempre na expectativa do que poderia suceder a seguir. Não serviram para o êxito do espectáculo mas trouxeram emoção e perigo.

 

João Salgueiro esteve muito bem na brega frente ao seu primeiro. Cravou bem a ferragem da ordem, com destaque para os curtos mas seria no quarto da tarde que deixaraia dois dos melhores ferros da tarde, encurtando as distâncias e provocando a investida para cambiar no momento certo.

 

Vítor Ribeiro entregou-se para dar a volta ao seu primeiro e se esteve bem na brega não esteve ajustado na cravagem e os ferros pecaram todos por terem sido cravados já a cilhas passadas. No quinto da tarde esteve regular e o último curto em sorte frontal bem desenhada e com reunião justa foi o seu melhor.

 

Ana Batista esteve bem no primeiro, um toiro que saíu a fazer alguns “estranhos” e ao qual deu lide adequada com alguns ferros por dentro e com o toiro a  fugir para tábuas após o ferro. Foi decidida e corajosa nesta sua primeira lide. No que encerrou praça, cumpriu a papeleta sem delongas ante outro toiro que não facilitava.

 

Os moços de forcados de ambos os agrupamentos presentes – Santarém e Coruche – sentiram na pela a dureza de algumas investidas dos “Prudêncios” necessitando de 18 tentativas para consumarem as 6 pegas. Pelos Amadores de Santarém foram caras: António Imaginário à 2ª, Manuel Roque Lopes à 4ª e  António Grave de Jesus à 3ª. Por Coruche, abriu praça Pedro Galamba que só à 5ª e a sesgo conseguiu concretizar, seguindo-se Ricardo Dias à 3ª e José Tomás na pega da tarde ao primeiro intento no que encerrou praça.

 

Direcção acertada de Alberto Bartissol coadjuvado pelo médico veterinário Joâo Maria Nobre numa corrida que contou com cerca de metade da lotação preenchida.